Greice Brigido: Papo Dog: Problemas de saúde do Jack

07 fevereiro 2014

Papo Dog: Problemas de saúde do Jack

Olá gatinhas preciosas 

Quem me acompanha sabe que um dos presentes que ganhei no fim do ano foi um filhotinho de pug.
Com ele, vieram muitas dúvidas, sustos e preocupações. Pesquisamos muitas coisas mas, é claro que nem tudo se aplica ao nosso cão né, levamos o Jack no veterinário e descobrimos algumas coisas muito importantes.

Nosso Jack já na primeira semana começou com uma tosse muito esquisita. Não sabíamos o que fazer, já havíamos lido sobre as doenças respiratórias mas, não imaginávamos como era.




Esse vídeo gravamos para mostrar pro veterinário.

Bom, O Jack assim como alguns cachorrinhos com cara achatada tem Palato mole alongado que é um defeito congênito. Ele é como um pedaço de tecido mucoso que fecha as vias aéreas do animal quando ele vai engolir algo para evitar que alimentos e líquidos possam entrar nos pulmões ou quando ele fica por um tempo deitado. Em cães com um palato mole alongado, ocorre a sobreposição do palato à epiglote  em grau considerável, obstruindo parcialmente as vias aéreas do animal durante a respiração. Isso se manifesta por ronco estridente e engasgos.
O veterinário explicou que geralmente ao filhote crescer o palato cresce também e não encostará mais nas vias aéreas.  Caso continue terá que optar pela cirurgia. Mas, graças a Deus ele já melhorou muito e tem tossido com engasgo bem pouco.

Outra coisa que percebemos no Jack, foi um problema de pele. Começou na pata e depois apareceu no peito. Uma pequena ferida, que foi crescendo descascando e caindo o pelo. 



Ficamos muito preocupados, pois vendo na internet achamos vários pugs com problemas de pele como sarna e outros... No veterinário foi feito o recolhimento da pele e analisado. Não foi achado nenhum ácaro, o que demonstra que ele não possui a sarna, apenas uma mudança na flora bacteriana da pele.
Estamos fazendo o tratamento com shampoo antisséptico, damos banho em dias alternados e deixamos o shampoo agir por 15 min.



O Jack também estava com uma ferida do lado da orelha, no começo achamos que era igual a ferida da pata mas, o veterinário falou que se trata de uma otite, uma infecção no ouvido. 

Estamos tratando com um medicamento chamado Natalene ele é como um óleo, pingamos 3 gotinhas em cada ouvido e também na ferida. Já melhorou muito e a ferida está bem seca.






No restante nosso amorzinho está ótimo, cada dia mais esperto. Pidão quer comer tudo, mas como a raça tem muito problema com obesidade estamos cuidando bastante e ele não come nada além da ração. 
Ama brincar, vive atrás do pai pela casa, corre e busca bolinha, morde cortina, pula e dorme muito. É muito carinhoso e também ama carinho.

Nosso Jack está crescendo muito, nem parece o mesmo cãozinho.


Lembrando que essa é a NOSSA experiência com o Jack, isso não se aplica a nenhum outro Pug, qualquer alteração no seu cãozinho procure um veterinário.

E vocês, tem alguma história sobre um animalzinho?

Me contem....


Espero que gostem, beijos.

8 comentários:

  1. Own, o Jack é um fofinho
    Vai dar td certo e ele já já tá livre dessas feridinhas!


    Bjooooooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ai tadinho, que dó de dá de vê-los sofrer, né? :~
    Ele é muito fofo! Dá vontade de morder! hahaha *.*

    beeeijos,
    Miss Sainha

    ResponderExcluir
  3. Puxa, tão pequenininho e passando por esses transtornos... nada como o tratamento adequado. Tive uma fox paulistinha que deu pano pra manga, pegou cinomose ainda novinha, mas apesar dos gastos como o veterinário ela sobreviveu e não teve sequelas. São que nem filhos pra gente, né? Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, que sensível que ele é né? O amigo do meu marido tem um tb que trata como uma criança, mas disse que realmente precisa de muita atenção pq é bem frágil e quando pequeno sempre dava uns probleminhas de saúde. Eu tenho uma chow chow e de vez em quando ela fica com esse problema na patinha, meu pai sempre passa uma pomadinha e sara. Sabe que foi através dessa falta de pelo na pata que consegui achar ela quando roubaram. No cartaz coloquei uma observação que ela estava sem os pelos na patinha direita e que estava em tratamento. Dai quando me ligaram falaram que suspeitava ser a minha cachorra por causa da pata. E era mesmo, foi a maior alegria. A gente se apega tanto a esses animaizinhos né? ;D
    Beijinhos e melhoras pro Jack =)

    ResponderExcluir
  5. Oi, Greice!
    Preste atenção nos produtos que usa para limpeza do chão por onde passa o seu cãozinho! Olhe na composição: Nada que tenha "uréia" ou água sanitária. Ao contrário do que pensamos, a água sanitária é veneno para animais domésticos e criança. Vale piscina tratada com cloro, heim?
    Seu cãozinho pode ter riniti alérgica que também faz cair pêlos.
    Lembro de um cãozinho que tive quando criança, que ficou com essas falhas no pêlo e meu pai aplicou "violenta genciana" que é um líquido azul, de cor escura que trata fungos que se alastram rapidamente. Lembro que uma vez fui na cachoeira e por causa do escorrega, peguei um fungo das pedras e meu pai também passou violeta genciana em mim :D Cães e crianças tratados iguais e eu melhorei!! :D Mas pergunte ao veterinário, heim?
    Uma fofurinha o seu cãozinho! Eu estou procurando por um novo mascote! :D
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Own, que fofo Grace. Adorei o seu Jack. Tadinho, mas esses probleminhas serão muito bem tratados com essa mãezona que ele tem. Adorei e adorei seu blog também. Dei uma passeada por ele e curti :).
    Beijinhos e ótima semana pra você.

    ResponderExcluir
  7. ELE TA LINDO, GREICE! MEU FILHO VIU E QUASE PIROU RS. AMAMOS CÃES, NÃO TEMOS, MAS JÁ TIVEMOS E PERDEMOS ELE. FOI MUITO TRISTE A PERDA, ELE SÓ FALTAVA FALAR, ERA MUITO DÓCIL.
    O JACK É MUITO FOFO, DÁ UMA DOZINHA VER ELE ASSIM, NEH. MAS ELE VAI MELHORAR!
    ÓTIMO INÍCIO DE SEMANA! BJO

    ResponderExcluir
  8. Que lindo! Que bom que ele melhorou... o meu cachorro já faleceu tem 7 meses e faz muita falta. Ele tinha muita dor de ouvido eu morria de dó dele... mas cuidamos dele e ele viveu 14 anos nos alegrando e amando! sinto muita falta dele.

    bjus

    ResponderExcluir

Fico muito feliz com sua visita e agradeço de coração.
Não esqueça de deixar o link do seu blog, faço questão de retribuir sua visita.
beijos

LAYOUT E PROGRAMAÇÃO POR SHAIRA FOTO E DESIGN
imagem-logo